top of page

Havendo uma necessidade cada vez maior em prever os trânsitos de potência presentes em cada subestação da rede nacional de transporte devido ao aumento da Produção em Regime Especial(PRE), esta dissertação foca-sa na obtenção de um programa computacional que possa prever com grande precisão o consumo presente em cada Ponto de Entrega(PdE), tendo em conta diversos fatores que o influenciem de forma significativa, tanto a carga vista dos consumidores como a potência vista da geração em regime especial.

Objetivos

Estudo profundo da RNT

 

Elaborar uma análise à Rede Elétrica Nacional(RNT) de forma a aprofundar conhecimentos e observar tendências que possam ser úteis na obtenção do modelo de previsão. 

1

Caracterização das diferentes subestações

 

Fazer uma caraterização de cada Ponto de Entrega(PdE), tendo em conta fatores como a sua localização e geração associada a este.

2

4

Estudo de métodos de previsão

 

Efetuar um análise de forma a conhecer quais os métodos mais significativos na previsão de consumos.

5

Fazer a previsão do trânsito de potência em cada PdE 

 

Tratar os dados obtidos através dos trânsitos de potência e fazer a previsão eficaz, tendo em conta um intervalo temporaral de uma hora até uma semana.

Utilizando os diagramas de cargas de PdE com inexistência ou baixa penetração de PRE (só consumo), aplicar no modelo desenvolvido, treinar, testar e afiná-lo.

  • Testar o modelo em diferentes regimes de carga anual (Inverno, Verão, …)

  • Confirmar a sua transversalidade nos diversos PdE da RNT (Norte, Sul, …, consumos predominantes: industriais, serviços, residenciais, …).

3

Especificar as caraterísticas associada à PRE

 

Caracterizar a Produção em Regime Especial(PRE), de forma a conhecer a forma como são influenciadas e quais os seus tipos de produção.

6

Desenvolver um programa computacional para prever o trânsito de potência nos PdE

 

Desenvolver um programa intuitivo e user friendly que possa ajudar o operador de sistema nas suas decisões.

bottom of page